Lablab é indicada para adubar pastos e alimentar gado leiteiro em produção orgânica

Última modificação: 2018-10-23 10:27:22

A lablab é uma leguminosa indicada para adubação verde e alimentação animal e que pode ser utilizada na produção orgânica de leite. Neste mês, teve início o período indicado para plantio da espécie, que traz excelentes benefícios na fertilização do solo e nutrição do gado – via pastejo ou no cocho.

 

A demanda por produtos orgânicos tem crescido anualmente. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, buscando produtos de origem conhecida e vindos de sistemas que produzam de forma mais sustentável. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, esse mercado tem aumentado 25% ao ano desde 2009.

 
No Brasil, a demanda pelo leite orgânico é maior do que a oferta porque seu manejo ainda é mais trabalhoso que o convencional. Para ser orgânico, o leite deve ser produzido respeitando exigências tais como: manejo da pastagem sem a utilização de nenhum tipo de adubo ou defensivo químico; a alimentação dos animais deve ser feita em sua maioria por alimentos orgânicos, com a possibilidade de pequena complementação com alimentos não modificados geneticamente; o tratamento dos animais deve ser feito com o uso de homeopatia e fitoterápicos, salvo exceções onde tratamentos alopáticos são necessários para evitar sofrimento do animal; não são permitidos sistemas de confinamento, entre outras.

 

De acordo com o diretor comercial da Piraí Sementes, José Aparecido Donizeti, a lablab cabe perfeitamente nessas exigências. “A leguminosa fornece naturalmente nutrientes para o solo e ainda pode ser consumida pelos animais, gerando uma dupla economia para o pecuarista de leite orgânico.”

 

A Piraí Sementes é uma das principais fornecedoras de sementes de lablab e oferece ainda orientação técnica para o plantio e manejo.

 

Piraí Sementes

Referência em sementes para adubação verde, está há 40 anos no mercado. Instalada em Piracicaba/SP, a qualidade de seus produtos é garantida pela seleção criteriosa dos campos de produção, pela tecnologia de beneficiamento e análise das sementes e, principalmente, pela equipe técnica responsável por todo o processo.

Comercializa sementes de aveia-preta, crotalária-breviflora, crotalária-juncea, crotalária-ochroleuca, crotalária-spectabilis, feijão-de-porco, guando-forrageiro arbóreo, guandu-forrageiro anão, lab lab, milheto, mucuna-cinza, mucuna-preta, nabo-forrageiro e tremoço-branco.