Notícias

Startup realiza o plantio 20 milhões de mudas pré-brotadas de cana na safra 2021/22

28 junho 2021

Entre os principais clientes estão Raízen e CTC

 A Agricef, startup de máquinas e implementos agrícolas, tem se tornado especialista no plantio de MPB (mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar), tanto no desenvolvimento e comercialização das transplantadoras de MPB como na prestação de serviço de plantio. Na atual temporada, a empresa vai realizar o plantio de cerca de 20 milhões de mudas em vários estados, a maioria para unidades da Raízen e CTC (Centro de Tecnologia Canavieira).

Para atender o mercado sucroenergético, a agtech apresenta vários modelos de negócios, que se adaptam à necessidade dos clientes. “Temos uma modalidade somente do aluguel dos equipamentos; outra  na qual fornecemos a plantadora com coordenador de plantio para acompanhar o trabalho em tempo integral, garantindo o melhor rendimento da máquina, realizando manutenções quando necessárias e dando suporte ao cliente no levantamento de indicadores e treinamento da equipe; e uma terceira com o fornecimento da muda plantada, plantadora, coordenador,  trator e mão de obra para trabalhar na máquina”, explica o diretor de operações da Agricef, Efraim Albrecht.

No ano passado, a Agricef iniciou o serviço de aluguel de equipamentos, com ou sem equipe de apoio, que tem sido muito bem aceito pelos clientes. “Percebemos que havia essa demanda, várias usinas solicitaram a locação, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Como a operação ocorre em períodos específicos do ano, nem sempre é vantagem a usina adquirir vários equipamentos que ficarão parados por muitos meses, precisando de manutenção no momento do uso. Como temos várias modalidades de trabalho, planejamos junto com o cliente qual se adequa melhor à sua realidade”, orienta Albrecht.

Em relação às vantagens do plantio mecanizado, em comparação com o manual, há o maior rendimento, menor compactação do sulco de plantio e capacidade de se fazer toda a operação em só passada. “Se for utilizado o método da meiosi para a implantação desse canavial temos informações de clientes que chegam a economizar até R$ 2 mil por hectare plantado quando comparado com o custo do plantio convencional”, orienta Henrique Pigatto Rodrigues, gerente de operações de campo da Agricef.

De acordo com Rodrigo Morales, gerente corporativo de operações agrícolas da Raízen, a companhia busca incentivar novas técnicas e ferramentas para otimizar suas operações. “Para tanto, investimentos em soluções que apoiam essa estratégia ao longo prazo, como é o caso da parceria com a Agricef, que atua como prestador de serviços desde a safra 2020/21 e vem desenvolvendo diversos projetos para aprimoramento de processos.”

Morales destaca que o plantio de mudas pré-brotadas apresenta vantagens como a sanidade do material e garantia de não haver mistura de variedades. “Esse sistema também contribui para a redução do consumo de mudas, alocação de variedades diversas em regiões mais afastadas e homogeneidade do canavial.”

A Raízen é uma grande parceira da Agricef, que é startup residente do Pulse, hub de inovação da companhia. “Desenvolvemos diversos projetos em conjunto, a exemplo de soluções para o correto replantio de falhas nos canaviais, melhoria no cultivo da cana, adubação e aplicação de herbicidas e inseticidas. Nosso objetivo é impulsionar ainda mais iniciativas disruptivas por meio de compartilhamento de experiências e ideias, sempre visando um objetivo em comum”, explica Morales.

O diretor da Agricef enfatiza que essa parceria de sucesso é fruto também da flexibilidade da empresa em atender cada unidade da Raízen de acordo com suas necessidades próprias. “Essa é uma característica do nosso trabalho, adequar à demanda específica do cliente o produto e serviço ofertados”, explica Albrecht.

Felipe Andrade, gerente de marketing do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira), lembra como foi a evolução do plantio de cana-de-açúcar. “Em 2018, após o sucesso da introdução no mercado da CTC20BT, primeira variedade de cana geneticamente modificada do CTC para controle da broca, nossos clientes realizavam as introduções em cantose, com plantio semimecanizado com o apoio de matracas. Porém, os custos de plantio se tornaram altos, além da baixa qualidade por intemperes climáticas, o que afetou a capacidade de multiplicação dos materiais. Nesse contexto, a Agricef veio ao encontro das necessidades do mercado e do CTC e possibilitou aos nossos clientes realizarem as novas introduções em linhas mãe de meiosi, promovendo redução de custos e alta eficiência operacional. Essa parceria se mostrou muito relevante, pois o aumento na qualidade dos plantios permitiu às variedades expressarem todo seu potencial genético, comprovando o valor do produto. Neste ano, avançamos na parceria com a Agricef, de plantio e irrigação tanto para MPBs de novas variedades geneticamente modificada, quanto para outras variedades CTC”.

Agricef

 A Agricef foi fundada em 2005, na incubadora da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas e inovadoras para a agricultura. Atualmente, está situada em Paulínia (SP), onde conta com laboratórios, equipamentos e profissionais especializados no desenvolvimento de produtos e processos que possam aprimorar e otimizar a produção agrícola, mas mantendo o espírito pioneiro das startups, elaborando grandes projetos, com agilidade e contato estreito com seus clientes. É startup residente do Pulse, hub de inovação da Raízen, e do AgriHub, do Sistema Famato, em Mato Grosso, e associada da Esalqtec – Incubadora Tecnológica da Esalq/USP e da Inova Unicamp.

 

Outras notícias

Koppert integra iniciativa parceiros da A.B.E.L.H.A.

Koppert integra iniciativa parceiros da A.B.E.L.H.A.

A relação harmoniosa do controle biológico com os polinizadores naturais é o melhor exemplo de sinergia entre a produção agrícola e conservação da biodiversidade. Com base nessa premissa, a Koppert Brasil integra a iniciativa parceiros da A.B.E.L.H.A., da Associação...