Notícias

Gestão digital de estoques da fazenda evita desperdício e garante aplicação de insumos na janela correta

18 março 2021

Controle efetivo do bicudo no algodoeiro depende de logística e disponibilidade de produtos

 O momento atual das lavouras de algodão requer cuidado e proteção, e o bicudo é uma das pragas que demandam maior atenção. Nesta época do ano, não é raro o produtor realizar diversas pulverizações na mesma semana, em talhões diferentes e, para garantir que os inseticidas estejam disponíveis no volume e no dia certos, é preciso ter uma boa gestão de estoques de insumos. De acordo com levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), os gastos com defensivos na cultura do algodão correspondem a 27% do custo total de produção. Sendo assim, o controle de estoques, feito de maneira automatizada e digital, evita desperdícios e auxilia na rentabilidade do produtor, tanto para o algodão quanto para qualquer outro insumo ou cultura.

O Farmbox, software de gestão de propriedade rurais, dentre outras ferramentas, controla as entradas e saídas do estoque de insumos, bem como a logística para a operação de aplicação. “Na tela, o produtor consegue ver e gerenciar os produtos do estoque, e seus respectivos custos. A partir daí, a equipe opera no sistema de forma que todas as movimentações estejam sempre atualizadas, e as informações disponíveis para decidir, agronomicamente, o melhor momento e dose a ser aplicada. Há ainda o menu de gestão, onde é possível avaliar e comparar a performance das operações de pulverização, bem como a eficiência das aplicações em cada fazenda, talhão ou variedade”, explica a gerente de marketing da Farmbox, Ivana Manke Schaun.

O gestor da fazenda tem ainda acesso a relatórios úteis no trabalho de administração sobre a movimentação constante do estoque. “O software é capaz de deixar o trabalho na fazenda mais simples, permitindo tomadas de decisão rápidas e eficazes, em relação a sobras no estoque, insumos específicos para cada pacote tecnológico de sementes e prazos de entrega dos produtos, tanto dos estocados na fazenda, quanto os das revendas”, exemplifica Ivana.

O Farmbox possui uma grande base de insumos já disponível, que permite a inserção de insumos pela fazenda sem precisar cadastrar cada produto. “Quando se começa a digitar o nome, o cadastro do produto já aparece e o produtor apenas confirma para adicioná-lo à sua base. Além de ser menos trabalhoso, elimina qualquer tipo de erro na inserção do produto no estoque.”

Além da gestão dos estoques, o Farmbox é um software completo de gestão de fazendas, que compila dados e informações de campo como: mapas de infestação de pragas; frequência de monitoramento de cada talhão; agenda de aplicações; pluviometria; previsão de colheita e de custos de produção, de produtividade e rentabilidade total ou por talhão, entre outros, para o planejamento completo de cada safra.

Outras notícias